Eleições indicam avanço da direita na Finlândia

O Partido Conservador, que atualmente governa a Finlândia em coalizão com os centristas, mantém uma liderança bastante apertada na contagem dos votos após as eleições parlamentares deste domingo. Com 70% dos votos apurados e também a partir de uma projeção da emissora de televisão YLE, os conservadores podem ter conquistado 42 cadeiras no Parlamento de 200 – os social-democratas devem ter conquistado 41 cadeiras e o partido de direita Finlandeses Verdadeiros deve ter conquistado outras 41 cadeiras. A se manterem os resultados, o maior avanço terá sido dos Finlandeses Verdadeiros, um partido que é contra os imigrantes e também contra a União Europeia.

“Esta é uma mudança histórica”, disse o líder dos Finlandeses Verdadeiros, Timo Soini. A boca de urna indicava que o governo conservador de centro-direita, que é favorável à União Europeia, conseguiria manter uma estreita maioria parlamentar. Mas os resultados parciais indicam que os conservadores não conseguirão formar uma maioria por algumas cadeiras.

O maior derrotado parece ter sido o Partido Centrista, da primeira-ministra Mari Kiviniemi. “Parece que tivemos uma derrota esmagadora”, ela disse. Resultados totalizados deverão ser divulgados na segunda-feira. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo