O líder opositor Mohamed ElBaradei pediu hoje que o comando militar do Egito permita que os civis tenham uma participação maior no governo interino. O vencedor do Nobel da Paz sugeriu que o Conselho Supremo das Forças Armadas “forme um conselho presidencial temporário que inclua figuras civis… para assumir funções presidenciais durante o período de transição”.
Segundo ElBaradei, o conselho presidencial deve “representar as forças nacionais, bem como as militares, e criar uma estrutura democrática e institucional para dar às pessoas tempo de se preparar durante a fase de transição, sem pressa”.
Ex-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ElBaradei disse em comunicado que a fase de transição, que segundo os militares deve durar seis meses, ameaça levar o Egito de volta para “os braços do velho regime”.
ElBaradei diz que é preciso haver representação civil no período de transição para o país não “voltar à ditadura”. Na sexta-feira, o presidente egípcio, Hosni Mubarak, renunciou após três décadas no poder. As informações são da Dow Jones.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)