O Egito está apoiando a recusa dos palestinos de negociar com Israel enquanto a construção de assentamentos judaicos persistir na Cisjordânia, e sublinhou a contínua diplomacia para tentar salvar as negociações mediadas pelos Estados Unidos, que começaram há apenas um mês.
Israel se recusa a estender a proibição de 10 meses imposta à construção de novos assentamentos na região da Cisjordânia, que expirou uma semana atrás. O líder da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, afirma que não haverá diálogo, enquanto os judeus continuarem estabelecendo moradias nas terras que os palestinos almejam para seu futuro Estado.
O enviado de Washington ao Oriente Médio, George Mitchell, se reuniu hoje com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, para discutir o impasse antes de um encontro da Liga Árabe nesta semana, no qual os palestinos devem anunciar a decisão final sobre o destino das negociações.
O ministro de Relações Exteriores do Egito, informou hoje que as “atuais condições não são favoráveis” para que as negociações prossigam.