A comissão eleitoral do Egito adiou para a sexta-feira a divulgação dos resultados oficiais da primeira fase das eleições parlamentares no país, ao dizer que a contagem dos votos atrasou e ainda está em curso. Juízes que acompanham a contagem disseram que os partidos islamitas, entre eles o que representa a Irmandade Muçulmana, devem ter obtido entre 40% e 50% dos votos.

continua após a publicidade

Foi a segunda vez que houve atraso na divulgação dos resultados, que deveriam ter sido divulgados na quarta-feira. Agora, a agência estatal de notícias MENA informou que eles serão divulgados amanhã. A votação na segunda-feira e terça-feira ocorreu no Cairo e em Alexandria, na primeira etapa das três do sufrágio para o Parlamento de 508 cadeiras. A etapa final ocorrerá em janeiro. Os eleitores elegem 498 deputados. Outros 10 são biônicos e serão nomeados pela junta militar que sucedeu o governante Hosni Mubarak, derrubado pela revolução popular em fevereiro.

Resultados parciais sugerem que a Irmandade Muçulmana, que virou nos últimos anos um grupo islâmico moderado, deverá ser o grande vencedor, com 40% dos votos, mas os salafistas, extremistas religiosos, estariam mostrando ganhos surpreendentes nas urnas.

Os juízes falaram sob anonimato, porque os resultados oficiais serão divulgados amanhã.

continua após a publicidade

As informações são da Associated Press.