Com uma espetacular e envolvente vista de cerca de 80 km do skyline de Manhattan, incluindo a Estátua da Liberdade e o Ocenano Atlântico, o maior edifício dos EUA, no local do World Trade Center, será aberto ao público no dia 29 de maio.

continua após a publicidade

Oficialmente chamado de One World Observatory, ele possuiu 521 metros que, às vezes, chegam a ficar encobertos pelas nuvens. Com uma abundância de vídeos de alta tecnologia e telas com mensagens de esperança e otimismo, o prédio surgiu das ruínas do maior ataque terrorista no país, ocorrido em 11 de setembro de 2001. A preocupação no novo prédio foi a de encontrar um balanço entre o futuro e o passado, com referências às Torres Gêmeas que foram derrubadas pelos aviões sequestrados pelos terroristas. O atentado deixou mais de 2,7 mil mortos.

Logo acima da entrava do complexo, rostos de homens e mulheres que trabalharam na construção do edifício surgem em um túnel irregular que copia os alicerces do prédio. Gravações com suas vozes contam suas histórias.

Durante a rápida viagem, de 48 segundos, de elevador até o 102º andar, uma imagem tridimensional conta a história da ilha de de Manhattan de 515 anos, com as Torres Gêmeas aparecendo e sumindo na projeção. Novas imagens surgem até os visitantes se depararem com a atual Nova York.

continua após a publicidade

Lá no alto, não há necessidade de chegar até um parapeito para observar a vista estonteante da cidade. Os visitantes podem permanecer em uma plataforma com um vídeo que transmite, ao vivo, a vista real de baixo.

O observatório será aberto a adultos por US$ 32, com ingressos mais baratos para idosos e crianças. As entradas, que têm hora marcada, poderão ser compradas pela internet (oneworldobservatory.com). Fonte: Associated Press

continua após a publicidade