A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse hoje que não abrirá mão dos princípios fundamentais da zona do euro pelo bem-estar de curto prazo da Grécia, com o argumento de que a solidariedade europeia deve ser acompanhada por responsabilidade individual.

continua após a publicidade

Nos primeiros comentários públicos sobre a Grécia desde que Atenas convocou um referendo, para o próximo dia 5, sobre as medidas de austeridade que os credores exigem dos gregos para liberar nova ajuda financeira, Merkel sinalizou que Berlim vai continuar mantendo uma postura dura em relação à Grécia.

Merkel disse que está disposta a resolver a disputa atual, mas apenas se a Grécia mostrar boa vontade e fazer sua parte.

Autoridades europeias temem que, sem ajuda financeira adicional, Atenas seja obrigada a abandonar o euro, causando a primeira ruptura da união monetária europeia.

continua após a publicidade

“Surge repetidamente a questão sobre se os princípios podem ser colocados de lado”, disse Merkel, durante comemoração do 70º aniversário de fundação de seu partido, o União Democrata-Cristã (CDU, na sigla em inglês). “Mas preciso dizer que não podemos fazer isso…porque queremos que a Europa saia mais forte do que quando entrou nessa crise.”

A Grécia anunciou o referendo no sábado, depois de ter rejeitada uma proposta para estender por mais um mês seu atual pacote de resgate, que vence nesta terça-feira (30). Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade