No primeiro discurso após projeções o apontavam como o próximo presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump disse que vai curar o país, pediu união e destacou o que chamou de “surgimento de uma nova estrela”: o bilionário Elon Musk, um de seus maiores apoiadores da campanha. Donald Trump havia conquistado 277 delegados, sendo que a quantidade mínima para ser eleito nos EUA é de 270.
Trump falou à nação por aproximadamente 20 minutos em West Palm Beach, na Flórida, estado que antes era um estado-pêndulo e que se consolidou, no atual pleito, como um bastião republicano.
“É hora de deixar as divisões para trás. É hora da união”, disse ele ao celebrar o que chamou de vitória política sem precedentes, mesmo antes da divulgação do resultado oficial. “Nós alcançamos a coisa política mais incrível, uma vitória política, que nosso país nunca viu antes. Nada como isso”
O republicano afirmou que os resultados lhe deram um “grande sentimento de amor” e que a nação lhe deu “um mandato poderoso”.
Afirmando ter vencido o voto popular, além do voto pelo Colégio Eleitoral, Trump diz que sua vitória significa “uma nova era de ouro” nos EUA e que o Partido Republicano recebeu um mandato “sem precedentes” do povo americano.
“Nos retomamos o controle do Senado. O número de vitórias no Senado foi memorável”, disse. “Vocês terão ótimos senadores. E parece que vamos manter o controle da Câmara dos Representantes”, afirmou.
Convidado a discursar brevemente por Trump, seu vice, J.D. Vance, agradeceu o ex-presidente pela confiança e disse que sua eventual vitória, tratada no discurso como certa, foi a “maior reviravolta política da história dos EUA”. Em resposta, Trump brincou que Vance “acabou sendo uma boa escolha”
Trump começou o discurso a apoiadores em evento em West Palm Beach, na Flórida, dizendo que seu movimento é “o maior movimento político de todos os tempos”. “Fizemos história essa noite”, afirmou.
O clima no evento na Flórida foi se tornando de comemoração e euforia a medida que os resultados começaram a chegar. Apoiadores comemoraram a arrancada de Trump nos estados da Pensilvânia e Carolina do Norte em meio a petiscos e chocolates oferecidos pela campanha.