O suposto candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, disse que se eleito não irá buscar uma renegociação da dívida nacional junto aos credores, mas sugeriu que o governo poderá recomprar os títulos do Tesouro em momentos de juros altos para reduzir o peso da dívida.
Em entrevista ao Wall Street Journal, Trump procurou esclarecer comentários que fez na semana passada à rede de televisão CNBC que levou muitos a especularem se ele estaria defendendo algum tipo de default estratégico.
“Este é o governo dos EUA”, disse ele. “Os títulos são absolutamente sagrados.”
Ao mesmo tempo, Trump sugeriu estar aberto a uma recompra de títulos se os juros subirem, de forma a reduzir se carregamento. Como os preços dos papéis caem quando os juros sobem, o governo teoricamente poderia ter lucro ao recomprar a dívida por um valor menor ao de emissão.
Tal movimento, entretanto, provavelmente exigiria emissão de nova dívida para se levantar recursos para comprar a antiga. Como essa nova emissão aconteceria num momento de juros mais altos, não está claro que tipo de recompra poderia gerar uma economia no longo prazo. Fonte: Dow Jones Newswires.