A primeira-ministra britânica Theresa May sofreu a primeira grande baixa em seu gabinete após a aprovação do projeto de acordo para o Brexit com a União Europeia, ocorrida na noite de ontem. O secretário do Brexit, Dominic Raab, entregou sua carta de demissão alegando que não poderia “em boa consicência” endossar os termos do acordo.

continua após a publicidade

“Hoje, eu renunciei como secretário do Brexit. Não posso, em boa consciência, apoiar os termos propostos para nosso acordo com a União Europeia”, afirmou o secretário em seu perfil no Twitter, onde também postou uma cópia de sua carta de demissão, apresentando os argumentos que embasaram sua decisão.

continua após a publicidade

Raab pontuou que o regime regulatório proposto para a Irlanda do Norte oferece uma “ameaça à integridade do Reino Unido”. “Não posso apoiar um arranjo indefinido de barreira em que a União Europeia detém poder de veto sobre a nossa capacidade de sair”, prosseguiu, acrescentando que o arranjo para a fronteira vai prejudicar a segunda fase de tratativas com a União Europeia. “Nenhuma nação democrática nunca se dispôs a ser enquadrado por um regime tão extenso.”

continua após a publicidade

Raab ressaltou que não poderia conciliar os termos do acordo proposto com as promessas feitas para o País. “Esta é, em sua origem, uma questão de confiança pública”, continuou.