Uma falha de segurança levou a que documentos secretos da Grã-Bretanha fossem esquecidos em um trem perto de Londres. O erro não prejudicou nem ameaçou os interesses britânicos, informaram funcionários locais hoje. Um alto funcionário do serviço secreto britânico foi suspenso no caso. Os papéis tratavam de vulnerabilidades da rede extremista Al-Qaeda.
O material foi encontrado por um passageiro, na terça-feira, em um trem, e enviado para a emissora pública BBC. O primeiro-ministro Gordon Brown garantiu que haverá uma investigação para apontar os culpados pelo provável descuido.
As páginas de pelo menos um documento traziam a data de 5 de junho, indicando que o material era recente. Segundo o governo, não houve nenhum risco para a segurança nacional no incidente.
A BBC informou ter recebido um aviso legal de que não poderia divulgar o conteúdo exato da papelada. Já houve vários casos de perda de dados importantes no país. Em um deles, funcionários da receita perderam no ano passado informações em computadores – inclusive cadastros bancários – de quase metade da população britânica.