Cidade do Vaticano – Logo antes de sua última internação, o papa João Paulo II alertou que ?sombras escuras? envolviam a humanidade. A mensagem póstuma, divulgada ontem, foi um dos últimos escritos do papa, que morreu há duas semanas. No texto, o pontífice fez referências a missionários católicos martirizados, dias depois da morte da missionária Dorothy Stang, no Brasil.

continua após a publicidade

?No nosso dia, a sociedade parece estar envolvida em sombras escuras, enquanto é sacudida por eventos trágicos e destruída por desastres naturais catastróficos?, escreveu o papa, numa mensagem para o Dia Mundial de Missões da Igreja Católica Romana.

A mensagem é datada de 22 de fevereiro – dia em que um poderoso terremoto matou mais de 600 pessoas no Sudeste do Irã e menos de dois meses depois do tsunami na Ásia, que matou centenas de milhares.

O Vaticano disse que o texto era para inspirar a igreja, bem antes do evento, celebrado a cada ano no mês de outubro, para honrar o trabalho missionário. O Vaticano disse ter divulgado a mensagem aos repórteres para ?documentação?.

continua após a publicidade

?Quantos mártires missionários em nosso dia! Que o exemplo deles atraia numerosos homens e mulheres jovens a seguir o caminho heróico da fidelidade a Cristo?, escreveu o papa.

Em 12 de fevereiro, a freira americana Dorothy Stang foi morta a tiros no Brasil, depois de décadas de atuação missionária. Ela foi vítima de um conflito agrário.

continua após a publicidade

Em 24 de fevereiro, João Paulo II foi levado para o hospital Gemelli, pela segunda vez em menos de um mês, com problemas respiratórios. Nessa internação, ele foi submetido a uma traqueostomia para poder respirar e passou a ser alimentado através de uma sonda nasal.