Rebeldes palestinos dispararam nesta terça-feira (24) um morteiro contra o sul de Israel a partir da Faixa de Gaza, informou o Exército israelense. Trata-se do primeiro episódio de violação de uma trégua entre o Estado judeu e o grupo islâmico Hamas iniciada na semana passada. O ataque não provocou vítimas nem danos, prosseguiu o Exército israelense. Nenhuma facção rebelde palestina assumiu a autoria do disparo. Também não houve retaliação por parte de Israel.

continua após a publicidade

A trégua, mediada pelo Egito, entrou em vigor na última quinta-feira com o objetivo imediato de interromper os combates nos quais sete israelenses e mais de 400 palestinos morreram – civis em sua maioria – a contar de junho do ano passado, quando o Hamas assumiu o controle total de Gaza. O cessar-fogo, no entanto, não inclui a Cisjordânia, onde dois palestinos morreram durante uma operação militar israelense nas primeiras horas desta terça.

De acordo com um morador de Nablus, os mortos no ataque foram um ativista do grupo extremista Jihad Islâmica e um civil baleado ao abrir a porta de seu apartamento. O Exército israelense afirma que os dois mortos eram militantes palestinos. A Jihad Islâmica jurou vingança pela morte de Tarek Juma, comandante de operações do grupo no norte da Cisjordânia.

continua após a publicidade