A presidente Cristina Kirchner afirmou que o discurso do recém-empossado presidente americano Barack Obama “é a confirmação das boas expectativas” do governo que se inicia em Washington. Segundo a presidente argentina, algumas declarações de Obama, “como quando afirmou que a segurança não pode ser à custa dos ideais, são coisas significativas, mais ainda se levarmos em conta que estamos em um mundo no qual foram violadas as soberanias de países em nome da segurança”.

continua após a publicidade

A presidente Cristina também afirmou que “é positivo ouvir Obama dizer que o mercado age às vezes com irresponsabilidade, e que por isso é preciso controlá-lo”.

A presidente argentina também pediu que o novo governo americano acabe com o bloqueio econômico dos Estados Unidos à Cuba. Segundo ela, “trata-se de um tipo de cerco comercial nunca antes visto na história do mundo”.

Cristina Kirchner está desde segunda-feira em Cuba, em visita oficial. Hoje, ela parte para Caracas, na Venezuela, onde continuará seu tour caribenho de visitas. Lideranças da oposição criticaram a presidente por visitar Cuba e Venezuela – países com governos que costumeiramente criticam os EUA – na mesma semana da posse de Obama.

continua após a publicidade