Diretor de TV do Iraque é ferido em explosão de bomba

O diretor de relações públicas da emissora de televisão iraquiana Rasheed, Omar Ibrahim Rasheed, perdeu suas pernas quando uma bomba instalada em seu carro explodiu hoje em Bagdá. O atentado ocorreu no distrito de Dora, na capital iraquiana, disse Majid Hamid, um jornalista do canal. Dois dos vizinhos de Rasheed e seis pessoas que passavam pela área se feriram, afirmou um funcionário do Ministério do Interior.

Rasheed, de 40 anos, já foi produtor da emissora de televisão Al-Baghdadia. Atualmente trabalhava na TV Rasheed, canal por satélite lançado há dois anos e comandado por um empresário sunita. Em outro incidente de hoje, três pessoas foram mortas e sete ficaram feridas quando uma bomba caseira explodiu perto de uma loja de bebidas em Zayuna, no leste de Bagdá.

O Observatório das Liberdades Jornalísticas, organização de defesa da mídia sediada em Bagdá, informa que 247 pessoas que trabalhavam na imprensa, a maior parte iraquianos, foram mortos no país desde a invasão liderada pelos Estados Unidos, em 2003. A organização não-governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteira, em seu relatório do ano passado, lista o Iraque como o 145º colocado em liberdade de imprensa, em um ranking de 175 nações. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna