Diário de Guevara sobre revolução é publicado em Cuba

Cuba publicou os diários que Ernesto “Che” Guevara escreveu durante a revolução cubana, quando lutou ao lado de Fidel Castro. O “Diário de um Combatente” cobre o período que vai de 1956 até o final de 1958, dias antes de a Revolução Cubana levar Fidel ao poder. O livro começa com sua chegada a Cuba a bordo do barco “Granma”, juntamente com Fidel e Raúl Castro e cobre sua marcha para o lado leste da ilha até a capital.

O livro foi lançado em Havana hoje, data na qual Che faria 83 anos. A viúva do guerrilheiro, Aleia March, e uma de suas filhas autografaram alguns exemplares. Segundo March, o propósito da publicação do diário foi “reconhecer seus pensamentos, sua vida, seu trabalho”.

Nascido em 14 de junho de 1928 na Argentina, Guevara se uniu a Fidel Castro e a outros cubanos no movimento 26 de julho, que organizaram o desembarque na ilha, onde iniciaram a guerrilha que terminou com a queda de Fulgencio Batista. Che Guevara foi morto numa emboscada na Bolívia em 1967. Sua figura de lutador das causas sociais e de revolucionário teve forte influência na história da América Latina. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo