As Coreias do Norte e Sul encerraram rapidamente as negociações nesta terça-feira (21) a respeito de um parque industrial conjunto, depois que autoridades passaram boa parte do dia em um impasse sobre procedimentos, atrasando por 11 horas o início do diálogo.
O encontro durou apenas 22 minutos e aconteceu em meio ao aumento das tensões na península coreana por causa da condenação internacional ao lançamento de um foguete pela Coreia do Norte, em 5 de abril, e da decisão do país de retomar o programa nuclear e sair das negociações sobre desarmamento.
O porta-voz do Ministério da Unificação Lee Jong-joo disse que as negociações começaram na noite de terça-feira (horário local) no complexo industrial Kaesong, na fronteira com a Coreia do Norte, após horas de disputas sobre como deveriam ser conduzidas. Lee não deu detalhes sobre o conteúdo do encontro.
A reunião desta terça-feira é o primeiro diálogo entre governos dos dois lados desde que o presidente conservador sul-coreano, Lee Myung-bak, assumiu em fevereiro do ano passado com uma promessa de ser duro sobre as ambições nucleares da Coreia do Norte.