Diálogo de israelenses e palestinos avança, dizem EUA

Há progressos no diálogo de paz entre israelenses e palestinos, afirmou ontem o governo americano. George Mitchell, enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, disse a jornalistas em Jerusalém que o premiê de Israel, Binyamin “Bibi” Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, discutiram “todos os temas centrais do conflito”. Mas ele manteve a lei do silêncio sobre o conteúdo exato das negociações.

Palestinos e israelenses voltaram a se encontrar ontem, desta vez em Jerusalém, na residência oficial de Netanyahu. Um dia antes, os dois lados haviam se reunido no balneário de Sharm el-Sheikh, no Egito.

Sobre a extensão da moratória em assentamentos israelenses na Cisjordânia, principal entrave para o diálogo de paz, Mitchell deu sinais de otimismo. “Esse tema foi discutido esta noite (…) e acredito que estamos progredindo”, afirmou após o encontro de duas horas entre os líderes de Israel e dos palestinos.

No entanto, há relatos de tensão entre os dois lados em relação às construções na Cisjordânia. Segundo disse em condição de anonimato uma fonte palestina à agência France Presse, Netanyahu teria afirmado a Abbas que as obras em assentamentos “continuarão” após o dia 26, quando expira os dez meses de moratória. O líder palestino teria, então, sido taxativo: “Se as construções recomeçarem, deixarei as negociações.”

Diante dos jornalistas, Bibi e Abbas apareceram em clima descontraído, com as bandeiras israelense e palestina lado a lado ao fundo. A última vez que o líder palestino esteve na residência do premiê israelense foi há dois anos, quando Ehud Olmert governava Israel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna