O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que deseja ver o arsenal nuclear americano em uma “boa forma”, afirmando que é necessário aumentá-lo e modernizá-lo. O republicano ressaltou que o arsenal nuclear dos EUA precisa crescer, apesar de ter ponderado ao afirmar que não deseja ver um aumento de 10 vezes.

continua após a publicidade

Os comentários de Trump foram feitos no Salão Oval da Casa Branca, em uma breve conversa com repórteres durante a visita do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. O Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês) foi um dos assuntos abordados pelos dois, com Trump evitando dizer o que irá acontecer em relação ao pacto. “Vamos ver”, disse. “É possível que cheguemos a um consenso. Mas também é possível que não”, afirmou, ressaltando que está aberto a acordos comerciais bilaterais com México e Canadá.

continua após a publicidade

Trump também comentou sobre o acordo nuclear do Irã de 2015, promulgado durante o governo do ex-presidente Barack Obama. De acordo com o republicano, “vocês verão muito em breve a minha decisão” sobre o pacto.

continua após a publicidade

O republicano também disse ter uma boa relação com o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, mas disse que não necessariamente os dois concordam em tudo sobre como lidar com a Coreia do Norte. O presidente disse escutar a todos, “mas, em última instância, a minha decisão é a que importa e eu farei o que for certo para os EUA e para o mundo”.