Uma equipe de paleontólogos da National Geographic Society descobriu uma espécie de dinossauro até hoje desconhecida, que viveu há 65 milhões de anos no atual território indiano, ainda antes da formação da cadeia do Himalaia. Estudiosos reconstruíram o esqueleto do dinossauro, que chamaram de “Rajasaurus narmadensis” pelo nome da região da Índia onde foram encontrados os restos.
O Rajasaurus era carnívoro, tinha cerca de 10 metros de comprimento, corpo robusto e uma cresta óssea no crânio. Segundo os pesquisadores, pertence a uma importante família de predadores que vivia no atual território indiano. O descobrimento, fruto de uma expedição financiada pela National Geographic Society, tornou possível a primeira reconstrução do esqueleto de um dinossauro na Índia, que está agora conservado no escritório geológico regional de Jaipur.
“Foi realmente emocionante ver renascer essa criatura sob nossas mãos. Tratava-se de um animal predador com parentesco com outros dinossauros que viviam no continente africano, Madagascar e América do Sul”, disse o paleontólogo americano Paul Sereno, da Universidade de Chicago.
Sereno coordenou a expedição junto a Jeff Wilson, da Universidade de Michigan; Suresh Srivastava, do Geological Survey of India, e Ashok Sahni, da Punjab University. O Rajasaurus, descrito no número de agosto do “Boletim do Museu de Paleontologia da Universidade de Michigan”, se nutria provavelmente dos dinossauros herbívoros que viviam na região.
“Na parte superior do crânio havia um osso proeminente que nos fez pensar que talvez tivesse uma espécie de chifre na cabeça, como ocorre com outras espécies de dinossauros semelhantes”, observou Wilson.
O descobrimento tem importância especial quando se considera que os achados desse tipo foram sempre raros na Índia, onde a conformação do terreno torna inacessíveis muitas das formações geológicas ricas em fósseis.
“Nos últimos séculos na Índia houve muitos descobrimentos de novas espécies de dinossauros, mas em nenhum caso se conseguiu reconstruir o esqueleto”, destacou Sereno.
A história do descobrimento do Rajasaurus começou em 1983, quando Suresh Srivastava e Ashok Sahni organizaram uma expedição na região de Narmada e recolheram centenas de ossos. Trabalhando com os paleontólogos indianos, Sereno e Wilson estudaram os ossos e concluíram que pertenciam a um único dinossauro carnívoro, de uma nova espécie.