Descoberta de amuleto confirma presença hebraica na Áustria

VIENA – O vestígio mais antigo da presença hebraica na Áustria foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Viena durante escavações em um cemitério romano em Halbturn, na província de Burgenland. 

Entre as peças encontradas, está um amuleto do século III d.C. contendo uma oração hebraica em seu interior. Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (11), os pesquisadores informaram que o amuleto de prata em forma de cápsula foi encontrado em 2006, no túmulo de uma criança de um ou dois anos.

Dentro da cápsula foi encontrada uma lâmina de ouro de 2,2 cm na qual foi gravada a tradução grega de uma oração hebraica tirada do quinto livro de Moisés do Antigo Testamento: "Escuta, Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é único".

"O primeiro vestígio até agora conhecido de vida hebraica no território austríaco eram cartas medievais do século IX d.C.", disse o chefe do Instituto de História Antiga da Universidade de Viena, Hans Taeuber.

"Quem escreveu a oração na lâmina de ouro era seguramente hebreu", disse Armin Lange, do Instituto de Judaísmo da Áustria, acrescentando, porém, que ainda não está claro se a criança sepultada pertencia a uma família de hebreus.

Segundo Lange, os hebreus começaram a estabelecer-se em todas as áreas do mundo antigo a partir do século III a.C.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo