Dia histórico

Desafios são muitos e serão enfrentados, diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abordou em seu primeiro discurso os desafios que os americanos enfrentam na economia e na política. Obama falou sobre a crise econômica, terrorismo e os desafios que os EUA enfrentarão. “Hoje eu digo a vocês que os desafios que enfrentamos são reais”, disse Obama. “Eles são sérios e são muitos. Eles não serão enfrentados de maneira fácil ou em curto tempo. Mas saibam disso, América – eles serão enfrentados”, disse Obama. Obama disse que a crise econômica pede “ação, ousadia e rapidez”. À multidão que acompanhava seu discurso, Obama afirmou: “Neste dia, nos reunimos porque escolhemos a esperança em vez do medo, a unidade de propósito em vez do conflito e a discórdia”, afirmou.

“A situação da economia pede ação, rápida e firme, e nós agiremos – não apenas para criar novos empregos, mas para firmar as bases de uma nova fundação para o crescimento”. Rebatendo críticas contra o maciço pacote de estímulo econômico que tramita no Congresso, Obama disse que a questão não é se o governo é “muito grande ou pequeno, mas se o governo funciona”.

Obama disse que os EUA manterão o “legado” dos pais fundadores da nação e mandou uma mensagem aos terroristas: “Nosso espírito não pode ser quebrado e derrotaremos vocês”. Ele lembrou que os EUA são uma nação de “cristãos e muçulmanos, judeus, hindus e ateus” e o país terá uma relação de “mútuo respeito” com os países islâmicos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna