Deputados social-democratas gregos aceitam governar com os conservadores

O grupo parlamentar do partido social-democrata Pasok aprovou nesta quarta-feira a participação da formação em uma coalizão de governo na Grécia com os democrata-cristãos do Nova Democracia.

Os deputados social-democratas apoiaram a proposta formulada pelo líder do partido, Evangelos Venizelos, apesar de vários ex-ministros e inclusive o ex-chefe de governo, Giorgos Papandreou, terem se mostrado contrários à ideia, informou a emissora “NET”.

A dissidência interna aconteceu perante a recusa de Venizelos a que o Pasok participe do Executivo com ex-ministros, ex-deputados ou, em geral, com altos cargos do partido.

O ex-ministro de Finanças já havia insistido ontem na necessidade de que a Grécia forme quanto antes um Executivo que possa começar a renegociar as duras medidas de economia e as reformas impostas pela União Europeia (UE) em troca de ajuda financeira ao país.

Venizelos se reunirá ainda hoje com o dirigente do Nova Democracia, Antonis Samaras, para tentar fechar um programa de governo e a formação de um Executivo.

A esses dois partidos, partidários de reformar o acordo de austeridade com a União Europeia, poderia unir-se também o Dimar, uma formação de centro-esquerda que anunciou seu apoio parlamentar à coalizão, mas que só se uniria a ela se forem suavizadas as medidas de austeridade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo