Deputado pede censura aos Simpsons por críticas a Perón

Juan Domingo Perón, general e presidente argentino, continua sendo centro de polêmicas mesmo 34 anos depois de seu falecimento. O fundador do Peronismo, partido atualmente no poder, foi alvo de sátiras na série de desenhos animados "Os Simpsons".

No capítulo número dez da 19ª temporada dos Simpsons – ainda não transmitida na Argentina – Perón é chamado de "ditador" que fazia "desaparecer" pessoas. Além disso, afirmam que o general era casado com a pop star Madonna.

O deputado peronista Lorenzo Pepe, Secretário-Geral do Instituto Nacional Juan Domingo Perón, pediu ao Comfer, organismo que fiscaliza os conteúdos dos canais de televisão e rádio no país, a censura do capítulo e a proibição de sua transmissão. Pepe argumentou que a cena sobre Perón produziria "danos à sociedade", que estaria sendo "envenenada".

Na série, dois dos personagens, Car Carlson e Lenny Leonard, conversam breves segundos no bar de Moe sobre uma eventual abolição da democracia. Lenny reconhece que gostaria de uma "ditadura como a de Juan Perón, que, quando ele fazia você desaparecer, você ficava desaparecido".

Carl arremata, confundindo Eva Perón – a esposa do presidente – com a cantora que interpretou sua vida na versão cinematográfica do musical "Evita": "E além disso, era casado com a Madonna".

Perón, presidente entre 1946 e 1955 e posteriormente entre 1973 e 1974, quando faleceu, governou o país com mão de ferro. Ele censurou jornais e recebeu criminosos nazistas após o fim da Segunda Guerra Mundial.

No entanto, mesmo os historiadores críticos de sua figura não o enquadram como "ditador" (mas sim como "autoritário", "populista" e "caudilho"), já que chegou ao poder por meio das urnas e manteve um Parlamento em funcionamento durante todos seus governos.

Há poucos dias, os Simpsons também foram protagonistas de polêmica na Venezuela. O governo do presidente Hugo Chávez considerou que a série de desenhos animados americana – transmitida pelo canal Televen de Caracas – "não era apropriada" para crianças. Segundo o organismo regulador da televisão venezuelana, Homer e Marge Simpson violam as normas que proíbem "as mensagens contrárias à educação de crianças e adolescentes".

Censurados pelo governo bolivariano, os Simpsons foram removidos da programação. A série de desenhos animados foi substituída por "Baywatch" (SOS Malibu), um seriado famoso por exibir voluptuosas garotas em minúsculos maiôs.

Os Simpsons também provocaram polêmica no Brasil, quando, anos atrás, o seriado mostrou a família de Springfield sendo assaltada nas ruas do Rio de Janeiro, entre outras cenas que provocaram controvérsias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo