mundo

Democratas criticam muro na fronteira e pedem que Trump reabra governo dos EUA

Os democratas Nancy Pelosi – presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos – e Chuck Shumer – líder do partido no Senado – criticaram, em pronunciamento à nação nesta terça-feira, 8, a exigência do presidente do país, Donald Trump, da construção de um muro na fronteira com o México e pediram que a paralisação do governo tenha fim. “Pedimos a Trump que reabra o governo para que possamos discutir nossas diferenças sobre o muro. Acabe com a paralisação agora”, disse Schumer.

Em pronunciamento anterior, Trump acusou os democratas de não reconhecerem a “crise humanitária” na fronteira. “Quanto mais sangue americano será derramado até que o Congresso faça seu trabalho?”, questionou. Desde o dia 22 de dezembro, o governo americano está parcialmente paralisado, porque democratas e republicanos não conseguem chegar a um consenso sobre o Orçamento. Trump afirma que só vai sancionar o projeto caso inclua um montante de US$ 5,7 bilhões para a construção do muro.

Pelosi disse que democratas concordam que a segurança na fronteira é um assunto importante, mas defendeu que o caminho é investir em outras iniciativas para tratar do problemas, como investimentos em infraestrutura.

“Os democratas e o presidente querem segurança na fronteira, mas discordamos da maneira que o presidente quer fazer isso”, completou depois Shumer. Ele acrescentou que o símbolo dos EUA é a Estátua da Liberdade, “não um muro na fronteira”. O líder democrata no Senado ainda disse que Trump quer que o México pague por “seu muro desnecessário”.

Segundo os líderes democratas, Trump está fabricando uma crise. “O presidente Trump precisa parar de manter o povo americano como refém, precisa parar de produzir uma crise e precisa reabrir o governo”, disse Pelosi. Já Schumer sugeriu que Trump fabrica essa crise para tentar afastar os holofotes da turbulência em sua administração.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo