O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou a Caracas nesta madrugada, a tempo das comemorações pelo bicentenário da independência do país, em 5 de julho. Chávez estava em Cuba, onde se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um tumor cancerígeno.

continua após a publicidade

“Nós chegamos aqui quando o sol estava nascendo. Estou muito feliz por estar de volta”, disse Chávez, em entrevista à televisão estatal. O presidente notou, porém, que dificilmente participará dos atos de celebração do bicentenário da independência. “Mas estou aqui e estarei aqui com vocês de meu posto de comando no coração de Caracas, de onde nunca saí”, afirmou.

Chávez afirmou que seguirá de perto os conselhos dos médicos e manterá estreita atenção à sua saúde. O presidente enfrentará, porém, a pressão de oposicionistas que exigem informações médicas mais detalhadas e criticavam Chávez por governar de outro país.

“Institucionalmente, é importante que o presidente esteja de volta”, disse Ramón José Medina, diretor da principal organização oposicionista, a aliança Mesa Unidade Democrática (MUD). Medina disse, porém, que os deputados da oposição seguirão pedindo uma investigação sobre a legalidade da estadia de mais de três semanas de Chávez em Havana, de onde ele continuou a administrar. “Tudo que o governo fez de Havana é ainda ilegal”, afirmou.

continua após a publicidade

Chávez estava em Cuba desde 8 de junho e foi levado às pressas para um hospital de Havana, em 10 de junho, para o que foi descrito inicialmente por autoridades como um tratamento para a retirada de um abscesso pélvico. Na quinta-feira, Chávez revelou que havia tido um câncer, retirado totalmente em uma segunda operação.

Mais cedo hoje, o vice-presidente Elias Jaua disse que Chávez não corria risco de vida, após a retirada do tumor. Jaua também disse esperar que Chávez se recupere a tempo para as eleições presidenciais do próximo ano. Não foram divulgados, porém, detalhes sobre o tratamento posterior que Chávez deverá fazer, nem foi dito que tipo de câncer atingiu o presidente, de 56 anos. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade