David Cameron chega a Mianmar

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, chegou a Mianmar nesta sexta-feira para a primeira visita de um líder ocidental ao país nas últimas décadas, no momento em que potências mundiais consideram levantar as sanções contra o regime local.

Cameron voou para a capital, Naypyidaw, onde foi marcado um encontro com o presidente reformista de Mianmar, Thein Sein. Em seguida, o premiê segue para Rangum, onde se reunirá com a líder da oposição Aung San Suu Kyi. Mianmar, antiga Birmânia, foi governada durante quase meio século por uma junta militar que exercia poder absoluto e sufocava quase toda a dissidência. Diante do quadro, Estados Unidos, União Europeia e outras nações impuseram sanções ao país.

A primeira eleição geral em 20 anos foi realizada em 2010. A instalação de um governo nominalmente civil, apoiado pelos militares, ocorreu em março de 2011. Uma série de reformas desde então – incluindo a libertação de centenas de presos políticos – levou à especulação de que as décadas de isolamento internacional poderiam estar chegando ao fim. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo