Uma empresa independente de pesquisas informou na quarta-feira (28) que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está conquistando mais apoio para o referendo de 15 de fevereiro que pode abolir os limites de mandatos e permitir que ele busque reeleições indefinidamente. O levantamento feito pela Datanalisis mostrou que 51,1% dos venezuelanos apoiam a emenda constitucional que propõe reeleição ilimitada, porcentual acima dos 37% apurados em dezembro.
A pesquisa entrevistou 1.300 eleitores e tem uma margem de erro de 2,7 pontos porcentuais. “Não há uma diferença significativa entre os dois blocos que apoiam e se opõe à emenda”, disse o diretor da Datanalisis, Luis Vicente Leon.
Chávez tem feito intensa campanha pela mudança, dirigindo-se a seus correligionários por horas, quase que diariamente, na televisão estatal. Uma música de salsa que promove a emenda é tocada continuamente nas estações do metrô em Caracas. “A campanha parece estar funcionando”, disse Leon.
“Para impedir a emenda, os opositores farão esforços para conquistar os votos dos 30% dos eleitores que não estão propensos a votar no referendo”, disse Leon. A atual Constituição impede que Chávez, eleito pela primeira vez em 1998, de concorrer novamente quando seu mandato terminar em 2012.