Das ruas de Copacabana, Daspu aterriza em Curitiba

Pela primeira vez em Curitiba, prometendo abrilhantar ainda mais o Achados no Batel; a polêmica e irreverente grife carioca: Daspu -iniciativa e marca registrada da ONG de prostitutas Davida (sediada no Rio de Janeiro e, atuante em todo território nacional), trazendo as polêmicas camisetas ativistas da grife.

Composta por 22 ex-prostitutas, a Daspu foi criada em julho de 2005 com o intuito de fortalecer – com recursos e visibilidade, a luta contra a discriminação e direito ao trabalho das profissionais do sexo. Em dezembro do ano passado, começou a vender através do site: www.daspu.com.br as famosas camisetas da linha ativista que trazem mensagens irônicas e bem-humoradas e, caíram tanto no gosto nacional quanto internacional.

Em junho deste ano, a Daspu lançou a primeira coleção completa de roupas – Daspu na Pista BR-69 primavera/verão 2006-2007, com inspiração no universo dos caminhoneiros e das estradas (muito conhecido pelas prostitutas). Compõe a coleção: saias, vestidos, calças, blusas. biquínis, bonés, shorts, macaquinhos, macacões, tops; ilustradas por frases divertidas e de pára-choque de caminhão. Segundo Gabriela Leite, criadora da ONG Davida e da Daspu, prostituta por 15 anos e pioneira do movimento da categoria no Brasil, "a Daspu veio para virar pelo avesso o preconceito. Nasceu de um sonho que virou realidade".

Entre os projetos sociais da ONG Davida financiados pela grife Daspu, estão: prevenção de Aids entre prostitutas e clientes e, produção do jornal e site "Beijo da rua" (www.beijodarua.com.br), em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil; eventos culturais como Mulheres Seresteiras (prostitutas que cantam e encantam), a peça teatral Cabaré Davida (sobre prostituição e prevenção de Aids) e o bloco de carnaval Prazeres Davida, todos promovendo participação e integração comunitária em áreas boêmias; e advocacy para mudanças legais que formalizem as relações de trabalho na prostituição, garantindo direitos trabalhistas às profissionais do sexo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo