Damasco permanece sob confrontos e sem internet, dizem rebeldes

Os rebeldes que desafiam as tropas do ditador Bashar Assad, na Síria, afirmam que confrontos pesados estão ocorrendo nas proximidades da capital Damasco, a região mais populosa do país, hoje, o terceiro dia consecutivo sem internet ou telefonia celular.

Ontem, ao menos 20 jovens libaneses foram mortos em uma aparente emboscada das tropas, perto da fronteira entre os dois países.

Conforme o oposicionista Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, os jatos das forças sírias bombardeiam os subúrbios de Kafar Souseh e Darraya. Caso os rebeldes conquistem essas áreas, eles concluirão um arco que se forma do nordeste ao sudeste dos distritos que margeiam a capital síria.

Desde quinta, os confrontos atrapalham o funcionamento do aeroporto internacional do país. Rodovias que levam à base chegaram a ser fechadas, e as companhias que ali operam, como EgyptAir e a Emirates, foram obrigadas a cancelar voos. A TV oficial síria voltou a informar hoje que as operações foram normalizadas, mas os rebeldes negam.

de maioria sunita os rebeldes que visam depor Assad, que é alauíta, um grupo ligado ao islã xiita.

Empresas especialistas em monitoramento acusam o regime sírio de prejudicar o funcionamento da internet no país, em uma tentativa de estrangular os esforços rebeldes, mas Damasco culpa “terroristas”, nome pelo qual costuma se referir aos rebeldes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo