O setor de moradias da China é importante para a economia mundial, mas como a apuração dos dados oficiais é muito fraca fica difícil prever o movimento no setor. O governo chinês tentou este ano melhorar a apuração dos dados dos preços das residências, mas apesar disso os mercados internacionais e os consumidores chineses continuam profundamente desconfiados dos dados oficiais.
Os dados de julho do Escritório Nacional de Estatísticas devem ser divulgados na terça-feira, mas a confiança nos dados oficiais é muito baixa e os mercados prestam mais atenção nos números de fornecedores privados.
De acordo com dados do Índice do Sistema Imobiliário da China, os preços dos novos apartamentos em Xangai subiram mais de 150% nos últimos cinco anos. Isso ultrapassa o aumento de 107% nos salários durante o mesmo período.
Mas os dados oficiais contam uma história diferente. De acordo como o Escritório Nacional de Estatísticas, os preços para os novos apartamentos em Shangai subiram 20% durante os últimos cinco anos, bem abaixo do aumento dos salários.
Ainda que a tendência nas duas séries seja de alta, o mapeamento dos dados pelo setor privado é mais volátil, com mais altos e baixos na taxa de crescimento que os dados oficiais. As informações são da Dow Jones.