Militantes curdos e seus aliados capturaram ontem à noite uma base militar na Síria, a Brigada 93, que estava sob o comando do grupo Estado Islâmico, informaram ativistas e autoridades nesta terça-feira. A brigada fica na cidade de Ein Issa, no norte da província de Raqqa.

continua após a publicidade

A tomada da base aperta ainda mais a situação dos extremistas do Estado Islâmico, especialmente depois de eles terem perdido na semana passada o controle da cidade de Tal Abyad, que faz fronteira com a Turquia e era uma importante região de fornecimento para o grupo.

Ainda assim, os rebeldes curdos e seus aliados, mesmo com a ajuda de ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos, devem ter sérias dificuldades para tomar o controle da base da cidade Raqqa do Estado Islâmico, considerada a capital do que o grupo chama de “califado”, que compreende regiões da Síria e do Iraque.

Segundo o Observatório Sírio-britânico de Direitos Humanos, “dezenas de mercenários Daesh (sigla em árabe para o Estado Islâmico) foram mortos na Brigada 93”. O observatório diz que o grupo transferiu 26 cadáveres para a base em Raqqa. O grupo Estado Islâmico continua a ter uma linha de fornecimento na Turquia, através do noroeste da Síria. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade