Crise tem efeitos limitados no Uruguai, diz presidente do BC

A crise financeira dos Estados Unidos terá um efeito reduzido no Uruguai e se limitará ao setor comercial, disse o presidente do Banco Central, Walter Cancela.

"O impacto sobre o nível de atividade seria, tal como vem a resolução da crise, relativamente leve", disse Cancela ao jornal El País. Ao mesmo tempo, avaliou o risco na frente fiscal como "de escassa probabilidade".

Cancela, que participou ontem do seminário "Crise externa: extensão e efeitos para a região e o Uruguai", disse que "pode haver um impacto na medida em que haja uma queda no nível de atividade que leve a uma perda de arrecadação que não seja compensada totalmente por um ajuste de gasto".

Ainda assim, admitiu que pode haver "efeitos contrários", com a redução dos preços das commodities e um aumento nos da energia. Os preços da carne, principal produto de exportação o país, podem seguir um comportamento diferente, segundo ele.

"Os preços de exportação da carne uruguaia derivam dos índices de comportamento do preço do gado e da carne nos mercados internacionais, porque está dirigida a nichos de mercado que são praticamente insensíveis a este tipo de volatilidade", disse Cancela.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo