O presidente da Síria, Bashar al-Assad, afirmou nesta segunda-feira que a crise entre Israel e Turquia pode afetar a estabilidade no Oriente Médio e prejudicar o papel dos turcos nas negociações de paz da região. “Se o relacionamento com Israel Israel não for retomado, será muito difícil para o país participar das negociações”, para a retomada do processo de paz no Oriente Médio, disse Assad, que está em visita oficial à Espanha. Isso vai “sem dúvida, afetar a estabilidade na região”, disse o líder sírio, que fez as declarações ao lado do primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero.
Assad disse que “a causa real” desses retrocessos na estabilidade regional foram os “ataques israelenses”, uma referência ao ataque de 31 de maio a navios turcos que levavam ajuda humanitária à Faixa de Gaza e no qual nove ativistas, oito turcos e um norte-americano com cidadania turca, morreram.
A Turquia advertiu Israel que cortaria relações com o país a menos que recebesse um pedido de desculpas, mas o Estado judeu respondeu que não se desculparia pelo que entende como um ato de defesa. O governo turco também chamou de volta seu embaixador em Israel, cancelou exercícios militares e fechou seu espaço aéreo para aviões militares israelenses. As informações são da Dow Jones.