Crianças são alvo das montadoras

São Paulo – Quando viu aquela minivan com DVD exposta na concessionária, Gilberto Barbero ficou encantado. Bastou formalizar o pedido e logo o carro estava na garagem de sua casa. Mas ele não desembolsou nem R$ 1 pelo modelo, tampouco vai dirigi-lo. Aos 8 anos, Gilberto é um exemplo de que as crianças estão influenciando cada vez mais a decisão de compra dos pais. E as montadoras sabem disso.

 ?A criança hoje é decididora de compra, principalmente de carro?, afirma Alexander Greif, gerente de Promoções e Trade Marketing da Citroën. ?Quando entra numa concessionária e se encanta com uma Picasso com DVD e mesinha, por exemplo, para os pais é fator emocional de influência.?

Foi o que aconteceu com a mãe de Gilberto, a pedagoga paulistana Elaine Cristina Barbero, que comprou o modelo para atender ao desejo do filho. ?Ele foi à concessionária comigo e vi que se apaixonou pelo carro na hora. Eu já ia comprar a Picasso, só que seminova, 2004 ou 2005. Mas ele pediu, e isso influenciou?, conta.

Sabendo do ?poder infantil?, as montadoras têm investido em ações focadas nesse público. A própria Citroën fez recentemente, na Fashion Rio, uma parceria institucional com a grife Lilica Ripilica. Outras têm agido diretamente, colocando elementos do universo infantil em sua publicidade.

É o caso da Ford, que fez a campanha dos ?bichinhos?. No comercial da TV, a girafa, o hipopótamo e a zebra tentam comprar um modelo da marca. ?As crianças são parte do nosso foco. Esse público é formador de opinião e será o comprador de amanhã?, afirma Antônio Baltar, gerente- geral de Marketing da Ford. ?Pesquisas mostram que as crianças influenciam muito na cor e nos opcionais, e tentam convencer os pais a não ser tão caretas.?

A GM também flerta com o universo infantil desde novembro, quando lançou a campanha do Prisma. Um jovem adulto é acompanhado por personagens como Scooby Doo, Fofão e Chucky até seu carro novo. Segundo o diretor de Marketing, Samuel Russel, a idéia era atingir também as crianças. ?Elas associam afinidade ao produto. Reconhecem o ?carro do Scooby Doo?, diz. Ele lembra que esse tipo de campanha só serve para modelos de perfil familiar.

Influência supera 70% até 2010

(AE) – Para o professor de Marketing Infantil da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), João Matta, as montadoras estão atuando em dois dos mercados que englobam as crianças: futuro e influência. ?Parece cedo, mas o menino que hoje tem 8 anos, já, já, tem 18. E o instituto de pesquisa Interscience previu que, até 2010, a influência das crianças nas compras no mundo ocidental deverá ultrapassar 70%.?

Ele diz que algumas propagandas podem ter efeito negativo. ?Lembro de uma em que o pai ia buscar o filho na escola e dois meninos sentavam no banco de trás, acenando para fora. Quando o pai pergunta se o filho não vai apresentá-los, o menino diz que não os conhece. Ensina que a criança vai ser popular se o pai tiver aquele carro.?

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