O Crescente Vermelho do Irã disse hoje que enviará três navios com auxílio humanitário à Faixa de Gaza, no que deverá ser a próxima tentativa de quebrar o bloqueio naval israelense ao território palestino. O Crescente Vermelho iraniano também informou que mandou um avião com 30 toneladas métricas de suprimentos médicos ao Egito, que entregará o auxílio à Faixa de Gaza. O envio dos três navios iranianos poderá elevar ainda a tensão no leste do Mediterrâneo. Mais cedo, a Marinha de Israel matou quatro militantes palestinos que estavam com roupas de mergulho na costa da Faixa de Gaza.
O diretor do Crescente Vermelho do Irã para assuntos internacionais, Abdolrauf Adibzadeh, disse à mídia iraniana que dois navios partirão do Irã nesta semana, enquanto um terceiro será enviado numa data posterior. Os dois primeiros navios irão à Faixa de Gaza em coordenação com o governo da Turquia. “Os navios serão enviados à Faixa de Gaza até o final desta semana”, afirmou.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, disse que o envio da ajuda humanitária é um símbolo do “movimento de protesto contra o bloqueio” de Israel à Faixa de Gaza. “Se essa campanha simbólica continuar, ela resultará na rendição do regime sionista, o que será certamente uma das suas maiores derrotas”, disse.