Os credores da Grécia não devem ceder às demandas do governo grego durante as negociações de resgate, disse o ministro de Finanças da Bélgica, Johan Van Overtveldt.
“Não há ‘almoço grátis’ na zona do euro…precisa-se de disciplina, se não, haverá um risco moral”, afirmou Van Overtveldt durante uma conferência sobre a Grécia. “Não há alternativa para a austeridade”, comentou.
O ministro belga afirmou que o bloco quer manter a Grécia na zona do euro e ninguém está desejando que o país saia. Entretanto, declarou que o governo grego “não nos deixa outra opção a não ser contemplar outras opções”.
Van Overtveldt declarou que o fardo da dívida da Grécia, em termos de porcentagem do produto interno bruto (PIB), é menor do que em alguns outros países da zona do euro, incluindo a Bélgica, e portanto, o alívio da dívida não irá resolver os problemas da Grécia. Ele também afirmou que, a longo prazo, algumas modalidades de crédito podem ser alteradas, como agendamentos mais longos de pagamentos da dívida e taxas de juros mais baixas. Fonte: Dow Jones Newswires.