Coreia do Sul anuncia novo ministro da Defesa

O assessor de segurança nacional da Coreia do Sul, Lee Hee-won, foi nomeado nesta sexta-feira o novo ministro da Defesa do país, após a renúncia de Kim Tae-young pelas críticas diante do recente ataque da Coreia do Norte.

O novo titular da pasta é um general reformado que desde maio ocupava o cargo de assessor do presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, segundo a agência local “Yonhap”.

Kim apresentou sua demissão ontem em meio a uma onda de críticas pela reação, considerada pouco contundente, ao ataque norte-coreano sobre a ilha de Yeonpyeong, que deixou quatro mortos – sendo dois civis – e 18 feridos, na terça-feira.

Vários setores da oposição e do próprio governo acusaram o agora ex-ministro de ter administrado sem muita firmeza o caso dos disparos de artilharia norte-coreana.

Kim já havia apresentado sua renúncia em março, após o afundamento da corveta sul-coreana Cheonan nas águas do Mar Amarelo por um torpedo da Coreia do Norte, e que matou 46 marinheiros sul-coreanos, mas sua demissão não foi aceita na época. Ontem, o governo sul-coreano anunciou um importante reforço de sua defesa nas ilhas do Mar Amarelo. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna