A Coreia do Norte testou dois mísseis de curto alcance a partir de plataformas de lançamento em sua costa leste na noite de hoje (horário local), afirmou uma autoridade do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Coreia do Sul. Observadores de outros países já aguardavam a realização de novos testes de mísseis pela Coreia do Norte desde o mês passado, quando o governo da nação comunista advertiu embarcações para que evitassem até 10 de julho diversas áreas do Mar do Japão onde poderiam ocorrer manobras militares.
A Coreia do Norte possui cerca de 600 mísseis de curto alcance, 300 projéteis de médio alcance e promove diversos testes todos os anos. Este ano, porém, os testes passaram a atrair mais atenção porque Pyongyang promoveu, em maio, seu segundo teste nuclear e lançou, um mês antes, um míssil de longo alcance pela terceira vez na história.
De acordo com autoridades sul-coreanas, os mísseis terra-mar disparados hoje saíram de plataformas próximas da cidade norte-coreana de Wonsan. Analistas militares e de inteligência na Coreia do Sul e nos Estados Unidos têm buscado indícios de que Pyongyang venha a testar novamente um míssil de longo alcance, mas não acreditam que a ação seja iminente.
A Coreia do Norte intensificou os testes de armas nos últimos meses, depois que oficiais de posições mais radicais ganharam poder dentro do regime comunista em meio à circulação de notícias sobre a piora da saúde do presidente Kim Jong Il. O governo também reduziu atividades diplomáticas com outros países, expulsou agentes humanitários estrangeiros e passou a reprimir atividades econômicas vistas como ameaça à autoridade. As informações são da Dow Jones.