Coreia do Norte vai punir Seul por campanha na ONU

A Coreia do Norte alertou hoje que vai revidar ao que chamou de campanha “intolerável” da Coreia do Sul junto ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A Coreia do Sul levou a disputa ao Conselho recentemente, em carta pedindo medidas contra Pyongyang. Também exigiu que a Coreia do Norte reconhecesse ter afundado a corveta sul-coreana Cheonan, em março.

A resposta de Pyongyang surge também após o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, ter dito que a Coreia do Norte seria responsabilizada pelo afundamento, que despertou tensões na fronteira entre os dois países vizinhos. O Comitê do Norte para a Reunificação Pacífica da Coreia disse que Seul sofrerá “punição severa” por sua estratégia diplomática, descrevendo-a como “farsa conspiratória”.

O Comitê, responsável pelas relações com o Sul, afirmou em pronunciamento que “esta é outra provocação grave e intolerável, um desafio incauto à opinião pública doméstica e externa”. “Os fantoches da Coreia do Sul nunca evitarão uma grave punição por nosso povo e nosso exército, e também fortes protestos das pessoas do Sul, se continuarem a suja campanha contra a Coreia do Norte.” No entanto, não foi informada qual seria essa eventual retaliação. As informações são da Dow Jones.