A Coreia do Norte rejeitou nesta quarta-feira a condenação do Conselho de Segurança da ONU a seu recente lançamento de um foguete e anunciou também a ruptura do acordo de ajuda alimentícia, assinado em fevereiro com os Estados Unidos.
Em tom de desafio, o regime de Pyongyang disse que não mais cumpriria o acordo bilateral, pelo qual o país suspenderia os testes nucleares e de mísseis de longo alcance, depois de Washington suspender o fornecimento de alimentos.
“Desta forma, poderemos tomar medida retaliatórias, livres do acordo”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, acusando os americanos de hostilidade.
Analistas sul-coreanos esperam que a Coreia do Norte faça um terceiro teste nuclear ou lance outro míssil de longo alcance. O lançamento da semana passada, que teria como objetivo pôr um satélite em órbita, foi um fracasso.
Segundo o jornal japonês Yomiuri Shimbun, a China suspendeu o pacto de repatriação de norte-coreanos por não ter sido consultada sobre o lançamento de Pyongyang. As informações são da Dow Jones.