Coreia do Norte rechaça especulações sobre viagem de líder do país à Rússia

A Coreia da Norte anunciou nesta segunda-feira que o chefe de seu Parlamento participará da celebração deste ano do Dia da Vitória em Moscou, rechaçando especulações de que o líder supremo, Kim Jong-un, usaria o evento para fazer sua estreia na arena internacional.

Moscou disse em março que Kim estava entre as dezenas de líderes globais convidados para as celebrações de 9 de maio, que irão marcar o 70º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra.

A Coreia do Norte nunca confirmou que Kim iria. Na semana passada, o governo russo informou que ele declinou o convite. Nesta segunda-feira, o governo norte-coreano informou através da imprensa estatal que Kim Yong Nam, líder do Parlamento do país, participará do evento. Kim Yong Nam geralmente representa o país em eventos internacionais ou diplomáticos. O breve comunicado norte-coreano não fez referência ao líder do país. Segundo um porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, “questões internas” estariam impedindo que o líder norte-coreano deixe seu país.

Os dois países aumentaram os contatos oficiais e reforçaram as negociações para fortalecer o comércio. O presidente russo, descontente com a pressão do Ocidente sobre a Ucrânia, também mostrou mais interesse em desenvolver laços com uma região que segundo alguns analistas seria o “pivô de Putin” para a Ásia. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo