O líder norte-coreano, Kim Jong Il, compareceu a uma rara segunda sessão parlamentar do ano hoje que envolveu troca de principal líder que incluiu a posse do premiê e um posto-chave de defesa, disse a mídia oficial.
As mudanças, que não foram detalhadas, vêm em meio à piora das condições econômicas, pressões sobre a questão sucessória e a elevação das tensões envolvendo o naufrágio de um barco de guerra sul-coreano que matou 46 marinheiros.
O novo premiê é Choe Yong Rim, um membro do Parlamento que entra no lugar de Kim Yong Il, informou o órgão oficial de notícias Agência Central Norte-Coreana.
Cunhado de Kim Jong Il, Jang Song Thaek foi promovido a vice-presidente da todo-poderosa Comissão Nacional de Defesa, que elabora a política de segurança. Jang é conhecido como braço-direito do terceiro filho do líder norte-coreano, Jong Un, que muitos analistas creem que será o sucessor do pai.
A troca de cadeiras também incluiu a nomeação de seis novos vice-primeiros-ministros, junto com o gabinete de ministros responsável por indústrias leves, esportes e alimentos e necessidades diárias.
A Assembleia Suprema do Povo normalmente se reúne uma dia a cada ano para aprovar leis vetadas pelo Partido dos Trabalhadores, governista. O parlamento se reuniu em abril para discutir desenvolvimento econômico e nenhum motivo foi dado para esta não usual segunda sessão.