A Coreia do Norte disparou cerca de 110 rodadas de tiros de artilharia hoje perto da disputada fronteira marítima com a Coreia do Sul, disseram os militares de Seul. Os disparos ocorreram logo após o fim das manobras militares navais sul-coreanas ao largo da costa oeste da Península Coreana, movimento que o país do norte tomou como preparativos para uma invasão militar.

continua após a publicidade

Todos os disparos caíram em águas territoriais do Norte e não causaram nenhum prejuízo ou dano à Coreia do Sul, informou um oficial graduado de Seul, sob condição de anonimato. A Coreia do Sul considerou os disparos como parte de uma contra manobra norte-coreana, mas alertou o regime de Pyongyang sobre o incidente.

“Essa foi a maneira deles dizerem que responderão às manobras militares com manobras militares”, disse Yang Moo-jin, professor de estudos sobre a Coreia do Norte na Universidade de Seul. A tensão entre as duas nações se intensificaram após o afundamento do navio de guerra sul-coreano Cheonan no final de março. O regime comunista foi responsabilizado pelo afundamento.

As manobras navais de Seul, que terminaram no final da tarde de hoje (horário local), foram feitas em seguida a um grande exercício militar conjunto com os Estados Unidos. As manobras ocorreram na costa oeste da península, perto do local onde o Cheonan explodiu e afundou, matando 46 marinheiros.

continua após a publicidade