A Coreia do Norte afirmou nesta segunda-feira que não quer o Reino Unido ajudando as forças armadas sul-coreanas, chamando a iniciativa dos britânicos de “ato hostil”.
O Reino Unido anunciou que irá enviar caças e aviões de apoio para a Ásia e que participará de exercícios militares na Coreia do Sul, junto a forças sul-coreanas e norte-americanas no início de novembro.
“Este é um ato hostil [por parte do Reino Unido. Eles estão] se unindo aos EUA e à Coreia do Sil para uma nova guerra contra nós”, disse o funcionário do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano Pak Yun Sik. “Os britânicos dizem que esse exercício militar não está nos alvejando, mas a Coreia do Sul e os EUA dizem abertamente que esses exercícios militares são destinados a lançar um ataque contra as nossas instalações militares e nosso comando”, afirmou.
A Coreia do Norte aumentou sua oposição a exercícios militares na Coreia do Sul e já realizou mais de 20 lançamentos de mísseis e dois testes nucleares somente em 2016. Fonte: Associated Press.