A Coreia do Norte deteve um barco de pesca sul-coreano que havia se perdido na costa leste do país. O governo da Coreia do Sul exigiu o imediato retorno do barco e de sua tripulação de quatro integrantes, mas não houve resposta imediata do país vizinho.
O barco “800 Yeonan” foi rebocado por um barco de patrulha depois de ter se perdido em águas norte-coreanas às 6h27 (hora local, 19h27 de quarta-feira em Brasília), segundo o gabinete do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
O barco de pesca de lulas supostamente se afastou de sua rota por causa de um problema no sistema GPS, disse o gabinete. “Imediatamente fizemos uma transmissão por rádio à Marinha norte-coreana, pedindo a volta do barco de pesca perdido da Coreia do Sul, mas não houve resposta”, disse um porta-voz do gabinete.
As relações entre os dois países se deterioraram fortemente no ano passado, e o impasse em relação aos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte se intensificou nos últimos meses. As informações são da Dow Jones.