O governo da Coreia do Norte anunciou na noite de hoje (manhã de sexta-feira no horário local), que entrou na fase final de um programa de enriquecimento de urânio para uso em armas nucleares.

continua após a publicidade

O governo afirmou estar construindo mais bombas com barras de combustível nuclear reprocessado. “O enriquecimento experimental de urânio foi conduzido com êxito para entrar em sua fase de conclusão”, afirma a agência estatal de notícias do governo norte-coreano, em despacho transmitido em inglês e captado em Seul, na vizinha Coreia do Sul.

“O reprocessamento de barras de combustível usadas está em sua fase final e o plutônio extraído agora está sendo convertido em armas”, prossegue a agência, atribuindo a informação a Sin Son Ho, representante permanente do país na Organização das Nações Unidas (ONU).

“Estamos preparados tanto para o diálogo quanto para as sanções”, afirmou o representante norte-coreano em carta apresentada hoje ao Conselho de Segurança (CS) da ONU.

continua após a publicidade

Durante anos, a Coreia do Norte negou que estivesse operando um programa secreto de enriquecimento de urânio para uso em armas. Sabia-se que o governo norte-coreano possuía um programa nuclear baseado em plutônio.

No entanto, depois que a ONU impôs sanções mais rigorosas contra o país em junho por um teste realizado em 25 de maio, a Coreia do Norte prometeu dar início a um programa com urânio e passar a reciclar o plutônio das barras de combustível utilizadas. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade