Coreia do Norte adverte para risco de guerra nuclear

A Coreia do Norte alertou nesta quinta-feira que “nuvens negras de guerra nuclear” pairam sobre a península coreana e prometeu reforçar seu arsenal atômico para marcar o aniversário da Guerra da Coreia (1950-1953).

O jornal Rodong Sinmun, do partido comunista, acusou os EUA e sua aliada Coreia do Sul de tentarem provocar uma nova guerra com uma ampliação do “guarda-chuva” nuclear sobre o sul. “Uma situação perigosa foi criada na península coreana… Com nuvens negras de uma guerra nuclear pairando à medida que as horas avançam”, diz o jornal, num longo editorial publicado a propósito do aniversário da Guerra.

O jornal afirma ainda que uma nova guerra pode irromper a qualquer momento e que o norte continuará a reforçar seu arsenal nuclear. “Enquanto a política hostil dos EUA continuar, jamais suspenderemos nossa defesa nuclear e vamos até reforçá-la”, diz o Rodong.

A Guerra da Coreia começou em 25 de junho de 1950, quando a Coreia do Norte invadiu o sul. O conflito terminou com um cessar-fogo, e não com um acordo de paz, o que ainda deixa o norte comunista e o sul capitalista tecnicamente em guerra. As autoridades acreditam que o norte vai disparar mísseis de curto ou médio alcance a partir de sua costa leste nas próximas duas semanas, após avisar os barcos estrangeiros para que se afastem de uma área específica durante o período.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo