Conversas com Irã serão retomadas até abril, diz Turquia

As negociações entre o Irã e as potências mundiais sobre o controverso programa nuclear da República Islâmica devem ser retomadas no mais tardar em abril, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu.

“Acredito que as negociações devem ocorrer no período de um mês, em abril no máximo”, afirmou ele, de acordo com a agência de notícias Anatólia. “Se eles preferem a Turquia, vamos recebê-los e fazer o nosso melhor”, disse. Davutoglu afirmou que vai se encontrar com seu colega iraniano, Ali Akbar Salehi, na próxima semana.

A última rodada de negociações entre o Irã e os membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) – EUA, Reino Unido, China, França e Rússia – mais a Alemanha fracassou em Istambul, em janeiro de 2011.

A ONU e o Ocidente impuseram uma série de sanções contra o Irã, na busca de forçar o país a suspender suas atividades atômicas. As medidas ocidentais causaram um impacto negativo na economia do Irã, mas Teerã respondeu aumentando seu enriquecimento de urânio. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo