Controladores de tráfego aéreo na Espanha começaram a retornar ao trabalho neste sábado, reabrindo mais da metade do espaço aéreo do país. Os voos, no entanto, ainda não foram retomados, segundo a autoridade aeroportuária do país, Aena.
Mais cedo, o governo espanhol decretou estado de alerta (primeiro nível do estado de emergência) devido à greve dos controladores, que causou o fechamento de quase todo o espaço aéreo do país e afetou milhares de passageiros às vésperas de um feriado prolongado.
Com o estado de alerta decretado, os controladores são obrigados a voltar ao trabalho, sob o risco de serem indiciados por crime passível de prisão, disse o vice-primeiro-ministro Alfredo Perez Rubalcaba.
A Espanha tem feriados nacionais na segunda e na quarta-feira.
Os controladores tinham abandonado seus postos na sexta-feira à noite, em meio a uma arrastada negociação por melhores condições de trabalho, e após o primeiro-ministro Jose Luiz Rodriguez Zapatero e seus ministros terem aprovado um pacote de medidas de austeridade – entre elas planos para a privatização parcial de aeroportos. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.