Contração da economia russa vê forte desaceleração no 2º trimestre

A economia russa parece pronta para voltar a crescer neste ano, com um forte recuo da contração econômica anual no segundo trimestre, de acordo com dados do Ministério da Economia divulgados hoje.

A economia do país vem sofrendo desde 2014, atingida pela queda dos preços do petróleo – seu principal produto de exportação – e por sanções impostas por países ocidentais na sequência da anexação da Crimeia por Moscou.

O Ministério da Economia disse que o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,6% no ano, no segundo trimestre, após recuar 1,2% nos três primeiros meses do ano. Em uma base mensal, no entanto, o PIB sazonalmente ajustado ficou inalterado em junho, de um recuo de 0,1% em maio e de 0,2% em abril.

Os números refletem a recuperação na produção industrial e o aumento das atividades nos setores agrícola e de transportes, segundo a pasta. As vendas no varejo e o setor de construção civil, no entanto, mantiveram o impacto negativo no PIB do segundo trimestre.

Autoridades russas têm dito que a economia começou a se recuperar há mais de um ano, mas as evidências de uma reviravolta não haviam se materializado até agora.

Existem, no entanto, diferenças nas estimativas oficiais para a economia em 2016, previstas na perspectiva para o preço do petróleo, que começou a cair após um rali nos cinco meses anteriores. O Banco da Rússia espera que a economia perca até 1% de seu valor neste ano, enquanto o Ministério da Economia diz que o PIB pode crescer em 2016, após contrair 3,7% em 2015. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo